Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Confira o funcionamento dos serviços públicos na véspera e no feriado de Natal do Recife
23/12/2021 10:58 em Feriado

A véspera de feriado de Natal, nesta sexta-feira (24), será considerada ponto facultativo nos serviços da Prefeitura do Recife. De acordo com a gestão municipal, durante o feriado natalino não faltarão opções de lazer para cidadãos e visitantes na Capital pernambucana. A Ciclofaixa de Turismo e Lazer acontecerá em dobro esta semana. Nos dias 25 e 26 (sábado e domingo), o percurso estará disponível para a população, das 7h às 16h. Nos dias 23 e 25 de dezembro, o Natal Para Sempre está de volta ao Parque da Macaxeira após dois anos. O espetáculo de Natal começa às 19h e é gratuito. Já a vacinação contra a covid-19 será mantida durante todo o período nos 22 pontos disponibilizados pela Prefeitura do Recife. A vacinação nos cinco shoppings da capital também vai acontecer, mas em horário especial no dia 24.

Confira o funcionamento dos serviços públicos no dia 24 de dezembro:

EDIFÍCIO-SEDE - Devido ao feriado de Natal, o edifício-sede da Prefeitura do Recife estará fechado no dia 24 de dezembro. As atividades de trabalho e de atendimento ao público na sede da Prefeitura serão retomadas no dia 27 de dezembro, a partir das 8h.

TURISMO E LAZER - Não faltam opções de lazer para cidadãos e visitantes na capital pernambucana. A Ciclofaixa de Turismo e Lazer acontecerá em dobro esta semana. Nos dias 25 e 26 (sábado e domingo), o percurso estará disponível para a população, das 7h às 16h. Já nos dias 23 e 25 de dezembro, o Natal Para Sempre está de volta ao Parque da Macaxeira após dois anos. O espetáculo de Natal começa às 19h e é gratuito, mas para assistir é necessário se inscrever no app Conecta Recife, disponível para iOS e Android, ou pelo site https://conectarecife.recife.pe.gov.br.
 
ESPORTES - As 22 unidades da Academia Recife estarão fechadas durante o Natal e Ano Novo. O Ginásio de Esportes Geraldo Magalhães (Geraldão) também não terá atividades para o público geral.
 
HOSPITAL VETERINÁRIO DO RECIFE - Em função das festas de final de ano, o Hospital Veterinário do Recife terá horário de funcionamento reduzido nas véspera de Natal e no Réveillon. Nos dias 24 e 31, o equipamento estará aberto para atendimento ao público das 7h às 12h. Todos os procedimentos e consultas previamente agendados serão realizados, bem como os atendimentos de urgência e emergência. O atendimento normalizado, das 7h às 18h, será retomado na segunda-feira, dia 3 de janeiro.
 
 
 
ASSISTÊNCIA SOCIAL E DIREITOS HUMANOS - Neste Natal, não funcionarão os serviços da Assistência Social realizados nos CRAS e CREAS, na Central de Cadastro Único (CadÚnico) e nos Centros de Referência Especializados para População em Situação de Rua (Centro POP), devido ao feriado. O Centro de Referência em Direitos Humanos Margarida Alves e o Centro de Referência em Cidadania LGBT do Recife também não funcionarão.

As exceções são o Abrigo Noturno Irmã Dulce, as casas de acolhimento institucional e as equipes do Serviço Especializado em Abordagem Social de Rua (Seas), que estarão de plantão. O Restaurante Popular Josué de Castro, no bairro de São José; e o Naíde Teodósio, em Santo Amaro, permanecem com a entrega diária de quentinhas para população em situação de rua, bem como as entregas descentralizadas.

Na segunda-feira (27), voltarão a funcionar normalmente todos os equipamentos que tiveram o atendimento ao público suspenso devido ao feriadão.

MEIO AMBIENTE - Nos dias 24, 25 e 26 de dezembro, o Jardim Botânico do Recife (JBR) estará fechado devido ao feriado de Natal. O equipamento ambiental, ligado à Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, retoma suas atividades na terça-feira (28) como uma opção de lazer e contato com a natureza. O JBR abre suas portas às 9h e segue com atividades até às 15h, com entrada gratuita.

PROCON - O Procon Recife informa que na próxima sexta-feira (24), véspera do Natal, não haverá atendimento presencial na sede do órgão, localizado na Rua Carlos Porto Carreiro, 156, Boa Vista e também em suas unidades que funcionam no Compaz Eduardo Campos (Alto Santa Terezinha), Compaz Ariano Suassuna (Cordeiro) e Compaz Dom Helder (Coque).   O Procon Recife orienta que reclamações sejam direcionadas ao  site procon.recife.pe.gov.br e denúncias ao email denunciaproconrecife@recife.pe.gov.br. O atendimento presencial volta à normalidade na segunda-feira (27).

CULTURA - A partir deste fim de semana natalino, a maior parte dos espaços culturais mantidos pela Prefeitura do Recife entra em recesso até a primeira semana de janeiro. As exceções são o Paço do Frevo, o Museu da Cidade e o MAMAM. Os três equipamentos estarão de portas fechadas nos dias 24 e 25, mas retomam expedientes em seguida. O Paço reabre logo no domingo (26) para visitação, das 11h às 18h. De terça (28) a quinta (30), tanto o espaço de salvaguarda do frevo, quanto o Museu da Cidade e o MAMAM estarão recebendo os visitantes para se despedir de 2021 passeando pelas histórias e tradições culturais da cidade.

No Paço, está em cartaz a exposição “Patrimônios Periféricos”, que leva para dentro do museu as vivências, criatividade e riqueza cultural das periferias urbanas, dando visibilidade e protagonismo aos jovens que participaram das formações em economia criativa, oferecidas pelo museu, em parceria com a Organização dos Estados Ibero-americanos. Nos dias de semana, o Paço funciona das 10h às 17h. O museu fica na Praça do Arsenal.

No Museu da Cidade, é possível visitar a exposição de longa duração “Cinco Pontas”, que reúne achados arqueológicos, pinturas e documentos ainda inéditos para o público, que comprovam a importância do Forte das Cinco Pontas em diversos momentos históricos da capital pernambucana. Também segue em cartaz no Museu até o dia 8 de janeiro a exposição fotográfica dos alunos concluintes do Curso Superior de Fotografia da Unicap. O museu funciona das 10h às 16h.

AGÊNCIAS DE EMPREGO E SALA DO EMPREENDEDORISMO - As Agências de Emprego e Salas do Empreendedorismo do Recife não terão atendimento ao público nesta sexta-feira (24), véspera de Natal. Os serviços retornam na segunda-feira (27) nos Compaz Eduardo Campos (Alto Santa Terezinha), Dom Helder Câmara (Coque), Ariano Suassuna (Cordeiro) e no edifício sede da Prefeitura (Sala do Empreendedorismo). Os agendamentos, entretanto, podem ser feitos normalmente pelo site para os dias disponíveis, das 9h às 17h.

MULHER - Os equipamentos da Secretaria da Mulher do Recife e o Centro Municipal Júlia Santiago, no Pina, estarão fechados neste feriado de Natal. A exceção é o Centro de Referência Clarice Lispector, que funciona de domingo a domingo, 24h por dia. O Clarice conta, ainda, com um disk orientação, o Liga, Mulher, que funciona de domingo a domingo, das 7h às 19h, no número 0800 281 0107. Desde 2020, o Centro de Referência também passou a oferecer um canal de acolhimento para mulheres via WhatsApp, pelo número (81) 99488-6138.

COMPAZ E BIBLIOTECAS - Devido às festas de final de ano, os Compaz Eduardo Campos, Ariano Suassuna, Miguel Arraes e Dom Helder Câmara estarão de recesso até o dia 3 de janeiro. Apenas os CRAS, Procon, Secretaria da Mulher e a Junta Militar funcionarão nesse período. As Bibliotecas Populares de Casa Amarela e Afogados também não estarão disponíveis para o público. Os Compaz e as bibliotecas voltarão ao funcionamento normal na terça-feira, dia 4 de janeiro

MERCADOS PÚBLICOS E FEIRAS LIVRES - Os mercados públicos e feiras livres do Recife vão funcionar na sexta-feira, no sábado e no domingo. No próximo dia 24, de 6h às 18h; no dia 25, de 6h às 13h; e no domingo, também, de 6h às 13h..

SAÚDE - Neste feriadão, com ponto facultativo na sexta-feira (24) e feriado de Natal (25), a vacinação contra a covid-19 acontece normalmente nos 22 pontos disponibilizados pela Prefeitura do Recife. A vacinação nos cinco shoppings da capital também vai acontecer, mas em horário especial no dia 24. No RioMar, Tacaruna e Plaza, os pontos vão funcionar das 10h às 18h; já no Boa Vista, a imunização acontece das 8h às 18h; no Recife, das 10h às 17h. Já no dia 25, os postos dos shoppings estarão fechados.

Já a maior parte das Unidades de Saúde da Família (USFs) e Unidades Básicas Tradicionais estarão fechadas nos dias 24, 25 e 26 e reabrem na segunda-feira (27). Cinco Upinhas vão funcionar durante o feriado, em regime de plantão, para atender pequenas urgências da atenção básica dos moradores das áreas cadastradas: Upinha Governador Eduardo Campos (Bomba do Hemetério), Dr. Moacyr André Gomes (Morro da Conceição), Vila Arraes (Várzea), Profº. Dr. Hélio Mendonça (Córrego do Jenipapo) e Profª. Dra. Fernanda Wanderley (Linha do Tiro).
 
Também estarão funcionando, durante o feriado, os serviços de urgência das Policlínicas Amaury Coutinho (Campina do Barreto), Agamenon Magalhães (Afogados), Barros Lima (Casa Amarela) e Arnaldo Marques (Ibura), além do Hospital Pediátrico Helena Moura (Tamarineira).

O Hospital da Mulher do Recife Dra. Mercês Pontes Cunha (Curado) estará com seus serviços ambulatoriais suspensos durante o feriadão, mas continuará realizando partos de risco habitual e de alto risco, ambos por meio de encaminhamento da Central de Regulação do Estado, além de emergências ginecológicas e obstétricas. O Centro de Atenção à Mulher Vítima de Violência Sony Santos, localizado em um anexo do HMR, também estará realizando atendimento multiprofissional voltado para as vítimas de agressões. Para a realização de partos de risco habitual e denúncias de violência doméstica, também estarão abertas as Maternidades Barros Lima (Casa Amarela), Professor Bandeira Filho (Afogados) e Arnaldo Marques (Ibura).

Para a vacinação antirrábica e antitetânica, a Policlínica Lessa de Andrade (Madalena) funcionará, das 8h às 12h, para os munícipes do Recife. Já as demais vacinas de rotina só voltarão a ser disponibilizadas na segunda-feira (27). O Centro de Vigilância Ambiental e Controle de Zoonoses do Recife (CVA) terá plantão para atendimento a chamados de animais soltos na rua, que causem risco à saúde pública, podendo ser acionado das 8h às 17h por meio dos telefones 3355-7704 e 3355-7705.

TRÂNSITO – Os serviços oferecidos na sede da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) de atendimento ao idoso, aos taxistas e aos usuários que desejam recorrer das multas serão suspensos na sexta-feira (24). Já os serviços de monitoramento de tráfego e de fiscalização prestados pelos agentes de trânsito funcionarão normalmente durante o feriado, assim como o teleatendimento 24h, no qual o cidadão pode acionar a CTTU gratuitamente através do 0800.081.1078. A sede da Autarquia fica na Avenida Cruz Cabugá, nº 304, no bairro de Santo Amaro, e o atendimento presencial à população volta a funcionar normalmente na segunda-feira (27), das 8h até as 13h, por meio de agendamento prévio no site cttu.recife.pe.gov.br.
 
Fonte: Diário de Pernambuco
 
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!