Volume
Rádio Offline
Redes
Sociais
Ômicron: média móvel de mortes cresce 566% em um mês com variante
03/02/2022 12:53 em Pandemia

A variante ômicron do coronavírus levou a um aumento de 566% das mortes em decorrência da doença no último mês. No início do mês de janeiro, a média móvel de óbitos era de 98 em, no dia 2 de fevereiro, o índice chegou a 653 mortes por dia. A informação foi revelada pelo jornal O Estado de S. Paulo. Apesar de ser considerada menos mortal, a ômicron é altamente transmissível. Com o aumento do número de casos, os sistemas hospitalares têm ficado sobrecarregados. “A subida foi bem lenta na primeira (onda), rápida na segunda e meteórica com a ômicron”, disse Luiz Carlos Zamarco, secretário adjunto de Saúde de São Paulo ao Estadão.

O secretário de Saúde da capital paulista, Edson Aparecido, avalia que a cidade está perto de um platô, isto é, uma estabilidade, que deve acontecer entre 15 e 20 de fevereiro. Aparecido afirma que a um terço das mortes por covid-19 em São Paulo são pessoas que não estavam com o esquema vacinam completo. Os outros seriam pessoas com comorbidades graves.

A expectativa em diversos estados é que o aumento de novos casos, internações e mortes comece a estabilizar em duas semanas. “Estaríamos mais uma vez vencendo uma etapa, fazendo com que todas as pessoas sejam atendidas e medicadas”, afirmou Edson Aparecido. Segundo dados divulgados pelo Consórcio de Veículos de imprensa, 70% da população brasileira está imunizada com duas doses da vacina contra a covid-19. O estado mais avançado é São Paulo, onde 79,4% da população já recebeu as duas doses do imunizante.

 

Fonte: https://br.noticias.yahoo.com/omicron-media-movel-de-mortes-cresce-566-em-um-mes-com-variante-144702230.html

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!