Offline
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
PUBLICIDADE
Dos 27 estados, 14 não têm uma mulher sequer cotada para a disputa ao governo
14/02/2022 08:23 em Eleições 2022

Das 27 unidades da federação14 não têm uma mulher sequer cotada para a disputa ao governo do estado, mostra levantamento feito pelo Globo. Enquanto isso, a senadora Simone Tebet (MDB-MS) continua sendo a única pré-candidata à Presidência. Minoria nos palanques, elas representam 52,5% do eleitorado do país.

Ainda assim, o comando dos Executivos estaduais tem sido um desafio histórico para as brasileiras — só oito foram eleitas governadoras. A primeira foi há 28 anos, quando Roseana Sarney venceu no Maranhão. De lá para cá, o panorama pouco avançou, e o país tem hoje apenas Fátima Bezerra (PT) à frente de um Executivo estadual, no Rio Grande do Norte.

A sub-representação também é uma realidade na corrida presidencial, cuja única mulher eleita foi Dilma Rousseff (PT), que sofreu impeachment em 2016. Este ano, por enquanto, apenas Simone Tebet se lançou pré-candidata, e ainda sob resistências internas e convites para ser vice em outras chapas. A pesquisa Ipec mais recente, de dezembro, aponta 11 pré-candidaturas de homens.

A socióloga Camila Galetti, estudiosa de política institucional, feminismo e movimentos sociais na Universidade de Brasília (UnB), avalia que apesar da maior presença feminina nos espaços de poder, o aumento de mulheres eleitas ainda se dá a passos lentos.

 

— As mulheres têm muita dificuldade para chegarem à posição de tomar decisões dentro dos partidos. Cerca de 90% dos dirigentes partidários são homens, e isso afeta as indicações para as pré-candidaturas — diz a especialista, acrescentando que a ampliação dos quadros femininos é vital para a formulação de mais políticas públicas voltadas para este grupo.

Fonte: Folha PE

Dos 27 estados, 14 não têm uma mulher sequer cotada para a disputa ao governo - Folha PE

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!