Offline
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
PUBLICIDADE
São Lourenço da Mata tem quase toda a chuva esperada para março em 24 horas e conta prejuízos
22/03/2022 09:20 em Chuva

São Lourenço da Mata, na Região Metropolitana do Recife (RMR), conta prejuízos após os transtornos causados pelas fortes chuvas que atingem a cidade desde a noite de segunda-feira (21). Há relatos de transbordamento de canal, diversos pontos de alagamento e água da chuva invadindo casas. 

Dados da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) mostram que a cidade registrou 146,62 mm de chuva, o segundo maior índice do Estado, nas 24 horas contadas até as 7h30 desta terça-feira (22). O total corresponde a pouco mais de 91% do esperado para todo o mês de março, segundo a média histórica, que é de 161 mm.

Em entrevista ao Programa do Bocão, da Rádio Folha 96,7 FM, o prefeito Vinícius Labanca afirmou que a cidade passou por uma noite “muito difícil”. “Todos os bairros praticamente se inundaram, muitas famílias tiveram suas casas com água dentro, perdendo seus pertences. Até agora não encontramos, graças a Deus, nenhuma perda [de vida]”, afirmou o gestor municipal.

A cidade ainda não tem um balanço oficial de atingidos pela chuva e reunião do comitê de crise na manhã desta terça-feira terá decisões relacionadas às próximas ações envolvendo os reparos da chuva, inclusive onde a população pode ajudar com donativos. 

O prefeito de São Lourenço da Mata ainda alegou que o volume de chuva foi muito grande. “Fizemos desde o ano passado um trabalho de limpeza de canal, mas quando chega num nível tão grande de água como esse que faz décadas que São Lourenço não enfrenta um problema desse não tem canal que segure, é uma força da natureza”, acrescentou Labanca.

Os desalojados foram colocados em escolas municipais, que tiveram as aulas suspensas nesta terça-feira. A Defesa Civil e a Secretaria de Desenvolvimento Social da cidade fizeram o trabalho em conjunto para mitigar os danos causados. 

“Estamos avaliando tudo, foi uma noite muito difícil. Foi uma queda d’água inacreditável que aconteceu aqui. Sucumbiu o centro da cidade. Estão dizendo que hoje vai chover novamente, mas eu duvido muito que vai ser igual ontem”, finalizou o prefeito de São Lourenço da Mata.

Moradores da cidade devem acionar a Defesa Civil em caso de emergências, através do número de WhatsApp (81 9.8338-5407.

Fonte: Folha PE

São Lourenço da Mata tem quase toda a chuva esperada para março em 24 horas e conta prejuízos - Folha PE

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!