Offline
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
No Recife, Ciro volta a criticar o voto útil: "É o instrumento que os autoritários e os covardes usam"
15/09/2022 15:52 em Eleições 2022

Críticas ao voto útil - proposto pelos organizadores da campanha do candidato à Presidência da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT)  para resolver as eleições logo em primeiro turno - deram a tônica dos discursos durante a visita do presidenciável Ciro Gomes (PDT) ao Recife na manhã desta quinta-feira.

"Voto útil é o instrumento que os autoritários e os covardes têm para tirar a liberdade do povo. Porque os autoritários querem que as pessoas deem a ele o poder todo, cegamente. E os covardes não querem que o debate se aprofunde, para que a gente não mostre ao povo quem são os vendilhões da pátria, quem foram aqueles que produziram o desastre que o Brasil está vivendo", argumentou o candidato durante inauguração do comitê de campanha no bairro das Graças, Zona Norte da capital pernambucana.

Ciro Gomes registrou que os anos de governo petista e agora a gestão de Bolsonaro fizeram o país estagnar. "Se o Bolsonaro é uma tragédia, de fato ele é a pior tragédia que já se abateu sobre a vida pública brasileira, ele vem na sequência de quatro mandatos que nosso povo generosamente deu ao PT e ao Lula. Será que a solução para a tragédia de Bolsonaro é voltar àqueles que deram causa pela corrupção e pela crise econômica que o Lula produziu no Brasil? questionou, fazendo um apelo aos eleitores:

"Estou pedindo ao povo que, pelo amor de Deus, por tudo quanto é sagrado, antes de votar bote a mão na cabeça, pense, se não em si, pense no seu filho, no seu neto, nas pessoas que estão passando fome. O Brasil não aguenta mais essa politicagem", disse Ciro Gomes.

A candidata a vice, Ana Paula Matos (PDT), ex-vice-prefeita de Salvador (BA) disse que os adversários estão defendendo o voto útil por estarem preocupados com o avanço da chapa pedetista. "Eles sabem que a gente está crescendo e querem esconder. Mas só prego que se destaca leva martelada. Se a gente está incomodando é porque a gente está crescendo. Vamos crescer juntos", afirmou, convocando a juventude e os que estavam no comitê a reforçarem a campanha nas ruas.

"Não precisa nem falar o nome, basta dizer o número", orientou.  "Eleição não se ganha de véspera  Vamos escolher o melhor projeto, um ser humano capacitado, ficha limpa", enfatizou Ana Paula Matos.

O presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, fez um discurso enfático, na contramão da tentativa petista de garantir a eleição de Lula já no primeiro turno. "Não podemos ter um voto inútil. Só os inúteis querem o voto inútil. Nosso voto é consciente, nosso voto é por um projeto de país, nosso voto não é para escolher um ídolo de pano. Nosso voto é para escolher quem tenha projeto, coragem para enfrentar o sistema financeiro, amor profundo ao povo brasileiro, seja limpo e tenha objetivo", declarou, lembrando que a menos de 20 dias do pleito, muitos eleitores ainda não definiram em quem votar  "Hoje o povo não está preocupado com eleição. O povo está preocupado com o preço do pão, da carne, do arroz, do feijão. O povo quer fora Bolsonaro, mas também não quer voltar atrás, porque quem anda para trás é caranguejo. Nós queremos avançar"

"Do jeito que as coisas estão, daqui a pouco vão querer anular a eleição, e a pesquisa vai eleger  o candidato sem o povo votar. Esse é o objetivo dessa direita sem-vergonha e dessa falsa esquerda", atacou Carlos Lupi.

No discurso, que durou pouco mais de 20 minutos, o candidato do PDT à Presidência da República disse que "o povo está sendo induzido a votar no coisa ruim ou no coisa pior” e apontou que as principais pesquisas são as que indicam 70 entre cada 100 trabalhadores desempregados ou na informalidade; um sistema financeiro mais corrupto do planeta; 14 milhões de jovens classificados como nem nem (nem escola nem emprego). “Querem mais? Estão destruindo a nação”, destacou o candidato, que está em terceiro lugar nas pesquisas de intenção de voto

Ciro chegou ao comitê pouco depois das 10h, acompanhado da coordenadora da campanha em Pernambuco, a candidata a deputada federal Isabella de Roldão, de sua candidata a vice, Ana Paula Matos, e do presidente nacional do PDT, Carlos Lupi. No início da manhã, o pedetista participou do Programa Passando a Limpo, de Geraldo Freire, na Rádio Jornal do Commercio.

À tarde, Ciro reúne-se no Porto Digital, no Bairro do Recife, com empresários, trabalhadores e estudantes do maior parque tecnológico do Brasil para apresentar o Projeto Nacional de Desenvolvimento e as propostas para os setores de Tecnologia da Informação e Economia Criativa.

Entre elas, estão a criação da internet do povo e de uma indústria digital, com fábricas próprias de celulares e de games, por exemplo, que permitam desenvolver a tecnologia nacional, baixar os preços dos produtos e expandir o mercado de trabalho. Do Bairro do Recife, seguirá para o Alto Santa Terezinha, na Zona Norte da cidade.

Fonte: Folha PE

No Recife, Ciro volta a criticar o voto útil: "É o instrumento que os autoritários e os covardes usam" - Blog da Folha - Folha PE

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!