Offline
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
PUBLICIDADE
Copa do Mundo: a camisa '24' do Brasil sai do armário no Catar
04/12/2022 08:16 em Esportes

Pela primeira vez a Seleção Brasileira usa, em um Mundial, a numeração que é alvo de preconceito no país pela associação com a homossexualidade

Evitada por décadas no futebol brasileiro por conta da homofobia, a camisa '24' fez sua primeira aparição pela Seleção em Copas do Mundo nesta sexta-feira (2), por meio do também estreante Bremer.

Considerado um tabu pelos brasileiros, o número saiu do armário justamente em um país que criminaliza a homossexualidade. Coincidência? Talvez um pouco, mas a Seleção apenas seguiu a norma da Fifa de manter a numeração fixa de jogadores no Mundial do número um ao 26 (total de jogadores convocados).

E o escolhido para a '24' foi o zagueiro Bremer, que antes da Copa acumulava apenas 44 minutos jogados pela Seleção e que também fez sua estreia na competição na derrota por 1 a 0 para Camarões.
 
O defensor da Juventus jogou os dois tempos contra os africanos na terceira rodada do Grupo G. Mesmo com a derrota, o Brasil manteve a liderança da chave. Assim, o próximo desafio será contra a Coreia do Sul, na segunda-feira (5).
"Para mim é uma camisa qualquer como uma outra, o importante é estar na Copa do Mundo, o número não importa", disse o jogador há uma semana e meia.
Como forma de luta e criminalização da homofobia, a comunidade LGBTQIA+ passou a se utilizar do número, principalmente no futebol, em camisas comerciais de organizações inclusivas e em torneios de bairro organizados por times LGBTQIA+.
 
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!