Offline
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Moscou analisa proposta de Lula para encerrar a guerra na Ucrânia, diz Chancelaria da Rússia.
23/02/2023 21:52 em Mundo

‘Podemos ver como Washington está pressionando o Brasil. Essa postura soberana merece respeito’, afirmou Mikhail Galuzin.

O vice-ministro ministro das Relações Exteriores da Rússia, Mikhail Galuzin, afirmou nesta quinta-feira 23 que o governo de Vladimir Putin está “analisando” as sugestões do presidente Lula (PT) para encerrar a guerra na Ucrânia.

Em recente viagem aos Estados Unidos, o petista reforçou a Joe Biden a necessidade de criar um grupo de países que promovam uma nova mesa de negociações para levar o conflito ao fim.

“Tomamos nota das declarações do presidente do Brasil sobre o tema de uma possível mediação, a fim de encontrar caminhos políticos para evitar a escalada na Ucrânia, corrigindo erros de cálculo no campo da segurança internacional com base no multilateralismo e considerando os interesses de todos os atores”, disse Galuzin à agência russa Tass. “Estamos examinando as iniciativas, principalmente do ponto de vista da política equilibrada do Brasil e, claro, levando em consideração a situação ‘no terreno.'”

O vice-ministro ainda disse que a Rússia “valoriza a posição equilibrada do Brasil” sobre o conflito, marcada pela “rejeição a medidas coercitivas unilaterais tomadas pelos Estados Unidos e por seus satélites e a recusa de nossos parceiros brasileiro em fornecer armas, equipamentos militares e munição para o regime de Kiev”.

COMENTÁRIOS