Offline
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
PUBLICIDADE
O que esperar da viagem de Lula à cúpula entre Celac e União Europeia
15/07/2023 11:32 em Política

A cúpula acontecerá em 17 e 18 de julho na capital belga. Lula foi convidado pelo primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez, que está no comando rotativo da União Europeia.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva embarca neste sábado (15) para Bruxelas, na Bélgica, para a 3ª reunião de cúpula entre a Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) e a União Europeia.

A cúpula acontecerá em 17 e 18 de julho na capital belga. Lula foi convidado pelo primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez, que está no comando rotativo da União Europeia. Lula, por sua vez, também preside o Mercosul temporariamente, bloco que negocia um acordo comercial com a UE.

Lula terá até sete encontros bilaterais e deve se reunir com o rei e o primeiro-ministro belgas, e com a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.

Entre os temas que devem ser explorados na cúpula estão a questão ambiental e climática e democracia.

Na sexta, já ocorreram reunião dos negociadores dos países envolvidos na cúpula, em Bruxelas. Eles discutem o rascunho da declaração final da cúpula.

A embaixadora Gisela Padovan, secretária de América Latina e Caribe do Itamaraty, disse que existe uma dificuldade de negociar um texto longo com tantos países (são 60 - 33 latinos e caribenhos e 27 europeus) e que vai ser uma declaração mais curta do que inicialmente proposto.

Somados os dois blocos, Celac e União Europeia reúnem 60 países. A última cúpula aconteceu em 2015, também na Bélgica.

Fonte: G1

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!