Offline
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
PUBLICIDADE
Prefeituras param nesta quarta-feira (30) e ganham apoios de peso
30/08/2023 07:10 em Política

Os Executivos municipais vão manter apenas os serviços essenciais operando

Nesta quarta-feira (30), as prefeituras de Pernambuco irão paralisar suas atividades com a intenção de chamar atenção para os desafios dos municípios para a manutenção dos serviços prestados à população, devido a redução dos repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e do Imposto sobre Circulação de Bens e Serviços (ICMS). Os Executivos municipais vão manter apenas os serviços essenciais operando.

Ao todo, prefeituras de 16 estados vão aderir à mobilização. Vão participar dos protestos municípios da Bahia, Maranhão, Alagoas, Paraná, Minas Gerais, Rio Grande do Norte, Piauí, Tocantins, Ceará, Pernambuco, Pará, Paraiba, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e  Santa Catarina. No Nordeste, somente as administrações municipais de Sergipe não vão participar do protesto. 

Governadora e Alepe dão suporte

Em Brasília, a governadora Raquel Lyra (PSDB) deu voz ao movimento durante audiência no Congresso para tratar da reforma tributária. A gestora pediu, em seu discurso, um socorro emergencial do Governo Federal destinado aos municípios pernambucanos. A chefe do Executivo estadual expôs sua preocupação com a queda das transferências do FPM. 

“Os municípios carecem, sim, de um socorro emergencial para permitir que eles possam ser protegidos e consigam sobreviver a essa queda de receita a que eles estão sendo submetidos”, relatou a governadora.

Fonte: Folha de Pernambuco

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!