Offline
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Cúpula ameaça fracassar e Brasil assume G20 em mundo dividido e empobrecido
08/09/2023 15:52 em Mundo

Nesta semana, após uma tensa negociação entre a cúpula da ONU e técnicos da entidade, o departamento que se ocupa de ajuda humanitária na instituição decidiu que não havia alternativa: o dinheiro havia terminado e a assistência para um total de 10 milhões de afegãos estava suspensa.

O caso, porém, é apenas um espelho de um fracasso coletivo da organização para convencer os países ricos a garantir recursos para que alimentos, remédios ou cobertores cheguem a milhões de pessoas pelo mundo.

Em 2023, a ONU estima que precisa de mais de US$ 50 bilhões para sair ao resgate de 250 milhões de pessoas. Mas, faltando apenas quatro meses para acabar o ano, apenas 30% dos recursos foram enviados.

É neste cenário de colapso dos organismos internacionais, de tensão militar, de empobrecimento de milhões de pessoas, do salto da fome e de uma profunda rivalidade entre países que o governo de Luiz Inácio Lula da Silva assume a presidência do G20.

 

Neste fim de semana, o governo da Índia realiza sua cúpula, que também marca o fim de sua presidência. Mas o evento corre o sério risco de se transformar num fiasco.

Ainda que oficialmente o governo brasileiro comece a organizar as reuniões a partir de dezembro, será neste domingo que Lula fará um discurso para delinear as prioridades da presidência do Brasil no bloco que representa mais de 80% da economia mundial.

fonte UOL

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!