Offline
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Entenda força do terremoto mais forte em um século a atingir montanhas do Marrocos
09/09/2023 11:30 em Mundo

Tremores deste tamanho na região são incomuns, mas não inesperados; foram 9 terremotos com magnitude 5 ou superior desde 1900, mas nenhum deles superior a 6.

O terremoto de sexta-feira (8) à noite, cujo epicentro ocorreu nas montanhas do Alto Atlas, no Marrocos, foi o mais forte a atingir a área em mais de 120 anos, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos. O tremor também foi o mais mortal no país em cerca de 30 anos.

Com magnitude de 6,8, é classificado como forte na escala de magnitude, de acordo com o órgão.

Terremotos deste tamanho na região são incomuns, segundo o serviço, mas não inesperados. Foram nove terremotos com magnitude 5 ou superior desde 1900, mas nenhum deles teve magnitude superior a 6.

Na escala, cada aumento de um número inteiro resulta em 32 vezes mais força.

Jonathan Stewart, professor de engenharia civil e ambiental da Universidade da Califórnia, em Los Angeles, disse à CNN que embora o terremoto tenha sido 30 vezes mais fraco do que o terremoto de magnitude 7,8 que atingiu a Turquia no início deste ano, ainda liberou “uma tremenda quantidade de energia e provavelmente causaria danos substanciais”.

O terremoto de magnitude 6,8 atingiu o centro do Marrocos na noite desta sexta-feira (8), informou o Serviço Geológico dos Estados Unidos, causando pânico entre os residentes e turistas em Marrakech.

Ao menos 1030 pessoas morreram, segundo a emissora estatal Al-Aoula, citando o Ministério do Interior.

A televisão estatal Al-Aoula mostrou neste sábado (9), em horário local, vários edifícios desabados perto do epicentro.

Em Marrakech, algumas casas na densamente povoada cidade velha desabaram, com as pessoas vasculhando os escombros manualmente enquanto esperavam por equipamento pesado, conforme relatou o residente local Id Waaziz Hassan à agência de notícias Reuters.

 

Além disso, Brahim Himmi, morador de Marrakech, afirmou que viu ambulâncias saindo da cidade e que muitas fachadas de edifícios foram danificadas. Ele explicou que muitas pessoas estavam assustadas e ficariam do lado de fora para o caso de outro terremoto.

Fonte: CNN BRASIL

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!