Offline
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
PUBLICIDADE
Piso da enfermagem: saiba como consultar pagamento pela internet
29/09/2023 18:59 em Saúde
Ferramenta foi criada pelo governo do Estado, que começou a fazer os pagamentos nesta sexta (29/09)

Os profissionais de enfermagem de pernambuco podem consultar pela internet se os valores repassados pelo Ministério da Saúde referentes à lei 14.434/2022, que instituiu o piso salarial nacional da categoria, foram pagos. O governo de Raquel Lyra (PSDB) informou que o novo piso da enfermagem começaria a ser pago nesta sexta (29/09).

sistema ENFSUS (https://dgmog.saude.pe.gov.br/enfSus/index)  permite consultar se o dinheiro já está depositado.  

Os valores foram definidos para cada trabalhador, a partir do CPF. Para esclarecer e auxiliar estes profissionais, a Secretaria de Saúde de Pernambuco (SES-PE) desenvolveu canais de comunicação para que eles possam identificar os critérios e a base de cálculos do Ministério da Saúde -  os telefones 3184 0058 e 3184 0012 e o e-mail: enfsus@saude.pe.gov.br. 

Durante reunião realizada pelas Secretarias de Administração e Saúde, na última segunda-feira (25), com a presença dos sindicatos da categoria foi esclarecido que os profissionais devem obedecer a uma série de requisitos estabelecidos pelo Governo Federal para o recebimento do benefício. 

 

Serão beneficiados diretamente pelo auxílio financeiro complementar profissionais da enfermagem de instituições federais, estaduais e municipais, ou que atuam em estabelecimentos que atendem pelo menos 60% dos seus pacientes pelo SUS.

Segundo o Ministério da Saúde é preciso ficar atento. Não poderão receber o piso os profissionais que tenham mais de dois vínculos no setor público; carga horária incompatível; que não possuam cadastro no Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e remuneração já compatível com o piso estabelecido. Além disso, não foram contemplados aposentados e pensionistas. 

De acordo com a Presidente do Sindicato dos Enfermeiros do Estado de Pernambuco (Seepe), Ludmila Outtes, alguns profissionais já receberam os valores, porém, muitos ficaram sem receber por problemas do Ministério da Saúde. 

 

Fonte: Diário de Pernambuco 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!