Offline
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
PUBLICIDADE
Saiba tudo sobre o eclipse solar de hoje!
14/10/2023 12:22 em Espaço

Pela primeira vez em quase três décadas, o Brasil verá um eclipse solar neste sábado (14) 

Chegou o grande dia! Neste sábado (14), quase um bilhão de pessoas em grande parte do continente americano poderão assistir à passagem da Lua entre o Sol e a Terra criando um verdadeiro espetáculo celeste: o eclipse solar.

 

Em determinadas localidades, o fenômeno vai formar um “anel de fogo” no céu, inclusive em uma estreita faixa do Norte e Nordeste do Brasil – sendo por isso chamado de eclipse solar anular. 

Preparamos um guia completo para que você saiba tudo sobre este que, sem dúvida, está entre os mais espetaculares eventos astronômicos observáveis da Terra. 

O que é um eclipse solar

Um eclipse solar ocorre quando a Lua passa entre a Terra e o Sol lançando uma sombra sobre determinada área do planeta e bloqueando total ou parcialmente a luz solar. Existem três tipos mais conhecidos desse fenômeno: parcial, anular e total. Há ainda um quarto padrão, mais raro, que praticamente mistura todos eles: o eclipse solar híbrido

O eclipse parcial é o tipo mais comum, que acontece quando apenas uma parte do Sol é coberta pela Lua. Nesse caso, praticamente não há alteração da luminosidade do dia. Por sua vez, o eclipse total se caracteriza quando todo o disco solar é bloqueado pela Lua, fazendo o dia escurecer por completo. Já sobre o anular (como o que vai acontecer daqui a pouco), você descobre no próximo tópico.

 

Por que o eclipse deste sábado é chamado de anular

Este tipo de eclipse solar é bem parecido com o total, porque a Lua cobre o Sol, mas deixa um círculo de luz visível em seu entorno – o chamado “anel de fogo”. Isso acontece porque ela está mais distante da Terra (no apogeu ou próximo a ele), fazendo com que sua circunferência aparente seja menor que a do Sol.

No caso do eclipse de hoje, por exemplo, a Lua atingiu o apogeu na terça-feira (10), estando ainda a uma distância suficiente para formar o “anel de fogo”.

A distância da Lua em relação à Terra varia porque sua órbita não é perfeitamente circular – é ligeiramente oval, traçando um caminho conhecido por elipse. À medida que ela atravessa esse caminho elíptico ao redor do planeta a cada mês, sua distância se alterna entre 356.500 km no perigeu (aproximação máxima) e 406.700 km no apogeu.

Fonte: OLHAR DIGITAL 

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!