Offline
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
PUBLICIDADE
Pernambuco está entre líderes de despejo de esgoto na natureza
22/10/2023 14:09 em Saúde
Companhe nosso instagram: https://www.instagram.com/camarafmoficial/
Ausência do saneamento básico é ainda uma realidade vivida no cotidiano de milhões de nordestinos
O estado de Pernambuco despeja o equivalente a 208 piscinas olímpicas de esgoto sem tratamento na natureza todos os dias, ficando somente atrás da Bahia, com 317 piscinas. A informação foi divulgada pelo Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS). O balanço também levou em conta os outros estados da região Nordeste.
 

 

De acordo com informações do sistema, em 2021, apenas 30,7% da população nordestina é atendida com coleta de esgoto, ou seja, mais de 39 milhões de moradores sofrem com a ausência desse serviço. 
Além disso, somente 35,5% do esgoto é tratado, o que significa que cerca de 1.315 piscinas olímpicas de esgoto sem tratamento são jogadas no meio ambiente todos os dias.
 
Em relação ao acesso à água potável, mais de 14 milhões de nordestinos não são abastecidos com água limpa. Já 46,2% da água produzida nos sistemas de distribuição é perdida, ou seja, todo esse volume não chega de forma oficial para os habitantes.
 
A ausência de saneamento implica qualidade de vida da população. Dados do DATASUS 2021, presentes no Painel Saneamento Brasil, mostram que ocorreram mais de 59 mil internações por doenças veiculação hídrica e cerca de 583 pessoas foram a óbito devido a essas doenças. Ao total, a região teve despesas de mais de R$ 23 milhões com hospitalização por doenças associadas à falta de saneamento.
Veja quantas piscinas olímpicas seriam preenchidas com as águas dos esgotos jogadas na natureza:
 
Alagoas 81
Bahia 317
Ceará 193
Maranhão 194
Paraíba 65
Pernambuco 208
Piauí 112
Rio Grande do Norte 85
Sergipe 60
Fonte Diario de pernambuco
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!