Offline
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
PUBLICIDADE
Israel culpa Hamas por demora na liberação de saída de brasileiros da Faixa de Gaza
05/11/2023 08:19 em Guerra

Nota divulgada por embaixada do país em Brasília não explica, no entanto, por que brasileiros ainda não foram incluídos em listas com outras nacionalidades

A Embaixada de Israel em Brasília divulgou uma nota, neste sábado, responsabilizando o grupo terrorista palestino Hamas pela demora na autorização para que os 34 brasileiros, palestinos com residência no Brasil e parentes próximos que estão na Faixa de Gaza possam atravessar a fronteira para o Egito. Um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) aguarda o grupo para sua volta ao Brasil.

Mais cedo, o New York Times publicou que o Hamas incluiu combatentes em listas de partida, atrasando esforços para retirada de estrangeiros de Gaza. Uma fonte de alto escalão do governo Biden informou que foi este justamente o motivo central para o atraso na liberação de estrangeiros.

Até o momento, as autoridades israelenses e egípcias liberaram quatro listas com estrangeiros de várias nacionalidades, sendo que em nenhuma delas havia brasileiros. A nota não explica por que, apesar dos diversos apelos feitos a Tel Aviv, o Brasil ainda não foi contemplado.

"O Estado de Israel está fazendo absolutamente tudo que pode e que está ao seu alcance para que todos os estrangeiros deixem a Faixa de Gaza o mais rapidamente possível. Qualquer outra afirmação está errada e é fruto de fake news ou desinformação sobre essa complexa e desumana situação criada exclusivamente pelo Hamas", diz um trecho da nota.

O comunicado é iniciado chamando a atenção para os "posicionamentos sobre os alegados atrasos na liberação de cidadãos brasileiros na Faixa de Gaza a partir dos ataques desumanos ocorridos a partir do dia 7 de outubro". Afirma que o Hamas é uma organização terrorista que sequestra, massacra, estupra e tortura centenas de pessoas de muitas nacionalidades.

"O Hamas está atrasando a saída de estrangeiros da Faixa de Gaza e os utiliza de maneira desumana para se apresentarem como vítimas".

Fonte: O Globo 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!