Offline
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
O que se sabe sobre contra-ataque da Ucrânia que Rússia diz ter causado dezenas de mortos e feridos
30/12/2023 21:33 em Mundo

A Ucrânia realizou uma série de ataques com drones e mísseis contra alvos no sudoeste da Rússia entre sexta-feira (29/12) e sábado que deixaram dezenas de mortos e feridos, de acordo com informações de autoridades russas.

O conflito está prestes a completar dois anos.

O Ministério de Emergências da Rússia afirma que 20 pessoas, incluindo três crianças, morreram e mais de 110 ficaram feridas na cidade de Belgorod, que fica aproximadamente a 600 km de Moscou.

As operações ucranianas foram lançadas após investidas russas matarem também na sexta 39 pessoas na Ucrânia e ferirem quase 160, segundo o presidente Volodymyr Zelensky. Várias cidades ucranianas foram atingidas, incluindo a capital, Kiev.

Esses ataques foram descritos por Kiev como o maior bombardeio de mísseis da Rússia durante a guerra contra a Ucrânia até o momento.

Uma fonte da área de segurança no governo ucraniano disse à BBC News que as operações de contra-ataque utilizaram mais de 70 drones e que apenas a infraestrutura militar foi alvo.

Teria sido atingida também uma fábrica russa na região de Briansk usada para produzir equipamentos militares, como mísseis de longo alcance e sistemas antiaéreos.

Mas o enviado russo à ONU, Vasily Nebenzya, acusou as forças ucranianas de lançar um "ataque deliberado, indiscriminado, contra um alvo civil".

Uma reunião de urgência do Conselho de Segurança da ONU foi convocada neste sábado a pedido da Rússia.

O vice-secretário-geral das Nações Unidas, Mohamed Khiari, condenou fortemente os ataques dos dois lados e disse que ofensivas direcionadas a civis violam a lei internacional.

Fonte: BBC NEWS BRASIL

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!