Offline
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
PUBLICIDADE
( LUTO) Zagallo e Pernambuco: de visitas após títulos mundiais de 1958 e 1994 a jogos no Oriente Médio
06/01/2024 08:37 em Luto

Natural de Atalaia, em Alagoas, Zagallo tem relação próxima também com o estado vizinho. Em Pernambuco, as visitas foram especiais em 1958 e 1994, após as conquistas brasileiras na Copa do Mundo. Como treinador, enfrentou por vezes o Trio de Ferro da Capital. Um dos duelos, em 1979, marcou a temporada do Santa Cruz com a taça do “Fita Azul”.

Primeira parada, 1958
Após o primeiro título brasileiro da Copa do Mundo, em 1958, a delegação do País desembarcaria no Rio de Janeiro para desfilar em carro aberto. Acontece que, antes, tinha uma passagem rápida pelo Recife, para reabastecimento da aeronave que levava o grupo. Os jogadores sequer tinham ordens para sair do avião. Só que, para felicidades dos pernambucanos, não foi bem assim.

A delegação brasileira não sabia, mas as autoridades pernambucanas já tinham montado toda uma programação para receber os campeões mundiais, com homenagens ao atleta da terra, Vavá.

O plano era colocar os atletas para desfilar em carro aberto, com homenagem no Clube Português. Uma multidão aguardava os jogadores no Aeroporto. Os brasileiros foram recepcionados pelo governador de Pernambuco à época, Osvaldo Cordeiro de Farias.

O presidente da Federação Pernambucana de Futebol na ocasião, Rubem Moreira, chegou a discutir com Paulo Machado de Carvalho, presidente da delegação brasileira. O fato era que o dirigente responsável pelo grupo teria ordens expressas do presidente da República, Juscelino Kubitschek, para o avião seguir direto ao Rio, sem paradas. Na quebra de braço, que também envolveu o mandatário da Federação Paulista de Futebol, Mendonça Falcão, os pernambucanos levaram a melhor.

Zagallo, Vavá e outros jogadores da Seleção desfilaram pelas principais avenidas do Recife, entre 9h30 e 14h do dia 2 de julho de 1958. Ter Pernambuco como primeira parada após uma conquista da Copa é algo que se repetiria quase 40 anos depois.

Segunda parada, 1994
Recife construiu uma relação especial com os ganhadores da Copa do Mundo de 1994. Um ano antes, foi na capital pernambucana que a Seleção Brasileira, bastante criticada à época, recebeu o carinho necessário para se recuperar nas Eliminatórias Sul-Americanas. No Arruda, os comandados de Carlos Alberto Parreira venceram a Bolívia por 6x0.

Tendo o pernambucano Ricardo Rocha no elenco e Zagallo como coordenador-técnico, a delegação escolheu Recife como primeira cidade do País após vencer o Mundial. Mais de 150 mil torcedores aguardavam o grupo no Aeroporto dos Guararapes. Milhões acompanharam os atletas pelas ruas da cidade. O cortejo durou mais de duas horas, com os jogadores seguindo posteriormente a Brasília.

Fonte: Folha de Pernambuco 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!